Apresentação

Todos os neurologistas que conheço escolheram a especialidade pela beleza única da integração entre raciocínios anatômicos e sindrômicos proporcionada pelo exame neurológico. Junto de uma anamnese bem guiada, ele consegue indicar com elegância a topografia da lesão. A topografia, por sua vez, revela nuances das possíveis etiologias da doença. Com cada pergunta, manobra a beira leito e exame complementar é como se juntássemos pistas para decifrar um intrigante enigma neurológico.

Esse método de raciocínio clínico elegante e “detetivesco” que marca a neurologia é injustamente visto por muitos como “complicado” e “abstrato”. Acredit amos que a causa disso seja a tentativa de chegar ao diagnóstico final sem saber como coletar as “pistas” para a resolução do caso. Como tentar subir uma escada pulando direto ao último degrau. Parece tão difícil para quem tenta como improdutivo para quem vê.

Para tentar remediar esse descompasso, não há solução a não ser ensinar cada passo dessa escada, e são só três: diagnósticos sindrômico, topográfico e, por fim, etiológico.

Com isso em mente, estamos entusiasmados em apresentar este manual, que almeja superar a simples compilação de informações e ser um guia prático pelo universo das emergências neurológicas. Nosso objetivo é oferecer uma abordagem ancorada no conhecimento científico atualizado das principais situações de urgência que permeiam o cotidiano de um Pronto-Socorro Neurológico, estruturando o raciocínio nos três níveis diagnósticos que todo neurologista usa a cada caso que o desafia.

Para isso, organizamos o livro em torno desses três níveis de diagnóstico:

  • Cada sessão reflete um diagnóstico sindrômico neurológico comum em pronto socorro (p.ex.: fraqueza muscular aguda/subaguda).
  • Os capítulos serão dispostos de acordo com as topografias, de distal para proximal (i.e.: começando nos músculos e indo até o encéfalo).
  • Dentro de cada capítulo, abordaremos as etiologias específicas.

Essa organização, além de objetiva, reflete o raciocínio que usamos diariamente na prática e tem imenso valor didático.

Ao evitar a monotonia de uma abordagem etiológica linear, este manual celebra a riqueza desse processo integrado. Cada capítulo desfruta da interação harmoniosa entre anatomia, semiologia (síndromes) e etiologias.

Convidamos você a explorar este manual com a mesma curiosidade e fascínio que inspiraram tantos de nós a escolher a neurologia como vocação. Embarque conosco nesta jornada e, quem sabe, vá compreender, além dos tratamentos e diagnósticos, o que torna a neurologia tão única e cativante.

Maria Elisabeth M. R. Ferraz, Igor Melo de Almeida,
Evandro Penteado Villar Felix e Nilton Amorim de Souza
Organizadores